sexta-feira, 5 de março de 2010

Como Utilizar as Tecnologias na Escola

Considerando as rápidas mudanças ocorridas na sociedade e o grande volume de informações estão refletindo-se no ensino, exigindo, desta forma, que a escola não seja uma mera transmissora de conhecimentos, mas que seja um ambiente estimulante, que valorize a invenção e a descoberta, que possibilite à criança percorrer o conhecimento de maneira mais motivada, crítica e criativa, que proporcione um movimento de parceria, de trocas de experiências, de afetividade no ato de aprender e desenvolver o pensamento crítico reflexivo.
A integração dos computadores nas escolas, vista como uma dinâmica de interação, como um ambiente rico para a mediação entre sujeitos, oferece condições para envolver as crianças e estimular a investigação, além de possibilitar paradas e retornos para interpretação, análise, atendendo o ritmo de cada criança.
Enfatiza-se, através da informática educativa, a descoberta e a invenção, possibilitando a formação de alunos capazes de construir seu próprio conhecimento, tornando-se pesquisadores autônomos à medida que descobrem novas áreas de seu interesse. O professor precisa transformar-se em um guia, capaz de estimular seus alunos a navegarem pelo conhecimento, fazerem suas próprias descobertas e desenvolverem sua capacidade de observar, pensar, comunicar e criar.
Sobre esse contexto acesse o link e reflita um pouco mais. Clique aqui!
O surgimento de novas tecnologias de informação e comunicação está alterando a aquisição do conhecimento de toda a sociedade mundial. A Educação, fator estratégico do processo, ganha uma importância ainda maior em um contexto de globalização. A introdução inicial do computador nas escolas não introduziu a necessidade de se repensar no currículo escolar, mas com o advento dos recursos da informática, principalmente dos softwares educativos e da Internet, iniciou-se uma nova forma de construção do conhecimento. A utilização dos novos instrumentos requisitou a transformação do processo de ensino-aprendizagem, e consequentemente, uma nova visão da relação do professor e aluno. O despreparo da escola, seja pública ou privada, se dá pela falta da interdisciplinaridade didática dos conteúdos ensinados e principalmente, a ausência do conhecimento do professor ao uso e domínio das próprias tecnologias. Trata-se portanto de utilizar a tecnologia para formar professores e suscitá-los a acessar, arquivar e processar dados inerentes a sua área de especialidade para o compartilhamento de seus conhecimentos com o de outras áreas. Acesse o vídeo e assista algumas considerações sobre o uso das Tecnologias na Escola. Clique aqui!