sábado, 14 de agosto de 2010

Educação On Line

Desenvolver recursos de acessibilidade também pode significar combater esses preconceitos, pois, no momento em que lhe são dadas as condições para interagir e aprender, explicitando o seu pensamento, o indivíduo com deficiência mais facilmente será tratado como um "diferente-igual"... Ou seja, "diferente" por sua condição de portador de necessidades especiais, mas ao mesmo tempo "igual" por interagir, relacionar-se e competir em seu meio com recursos mais poderosos, proporcionados pelas adaptações de acessibilidade de que dispõe.
É sabido que as novas Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) vêm se tornando, de forma crescente, importantes instrumentos de nossa cultura e, sua utilização, um meio concreto de inclusão e interação no mundo (LEVY, 1999).
Esta constatação é ainda mais evidente e verdadeira quando nos referimos a pessoas com necessidades especiais. Nestes casos, as TIC podem ser utilizadas como Tecnologia Assistiva. O site Educação On Line é bastante interessante, pois tem um conteúdo bastante relevante sobre a inclusão de alunos deficientes. Vale a pena visitá-lo.

quarta-feira, 11 de agosto de 2010

Bengala Legal

Após acessar esse site Bengala Legal não pude deixar de partilhar aqui o endereço do mesmo. Além de tratar sobre o Conceito de Tecnologia Assistiva, traz depoimentos de crianças beneficiadas com as mesmas,traz também vídeos e orientações sobre os mais diversos tipos de deficiência, além de relatos de pessoas que tiveram a experiência de trabalhar com alunos portadores de deficiência. Vale a pena conferir.

http://www.bengalalegal.com/index.php

O USO DAS MÍDIAS E TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO

Gostaria de partilhar nesse blog uma entrevista com Maria Elizabeth Bianconcini de Almeida atua com a formação de professores para o uso de tecnologias na educação desde a década de 80, época em que lecionava na Universidade Federal de Alagoas. A docente relata que embora já existissem softwares educativos para uso em sala de aula, “eles eram bastante restritos em relação ao potencial de aprendizagem e não eram muito amigáveis, ou seja, implicavam em algumas dificuldades de aprendizagem”. Esta constatação levou a profissional ao encontro das pesquisas. “Era preciso entender como se dava a apropriação de tais ferramentas pelos professores e, mais que isso, entender o universo deles e, a partir daí, ajudá-los a compreender as potencialidades pedagógicas das ferramentas”.

As investigações sobre o tema não cessaram e, além de colecionar títulos de mestre e doutora, Maria Elizabeth atua como docente no Programa de Pós-Graduação em Educação pesquisando sobre Novas Tecnologias em Educação.

Em entrevista ao NET Educação, a profissional ressalta os benefícios do uso da tecnologia na educação e reforça: “é indispensável uma formação qualificada, que prepare o professor para a prática tendo como eixo as atividades pedagógicas com o uso de tecnologias e a reflexão sobre elas”. Para ler a entrevista na integra clique aqui.